sexta-feira, 23 de novembro de 2012

É Errado sentir Ciúmes de outra pessoa?

É Errado sentir Ciúmes de outra pessoa?

Quem nunca sentiu ciúmes de alguma coisa, seja do namorado(a), amigo e até mesmo irmão?


Esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, que também é marcado pelo medo real ou imaginário e vergonha. O ciúme está relacionado à falta de confiança com o parceiro e ou em si próprio, e quando é exagerado pode se tornar até uma obsessão. Envolve um misto de emoções, como: tristeza, raiva, ansiedade, indignação, culpa; mas isso depende de cada pessoa.

Ciúmes: reação a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade

Há vários tipos de ciúmes, os mais conhecidos são aqueles vividos dentro de uma relação amorosa. Dentro dessa relação podem existir os ditos “Ciúmes bons” e “Ciúmes ruins”.

Os ciúmes bons caracterizam-se como demonstração de amor e de proteção ou até de sentimento de perda. São claramente ciúmes, mas é sem más intenções. A pessoa que sente esse tipo de ciúmes guarda para si, e com o tempo esquece, acaba trazendo eles como brincadeira.

Como os ciúmes bons podem até serem saudáveis para uma relação, os ciúmes ruins podem até acabar com uma. Eles estão geralmente relacionados com comportamentos paranoicos, desconfiança e obsessão, em que ele ou ela tenta controlar o outro no máximo. Em alguns casos esse ciúme pode acarretar a agressão verbal ou física.

Você pode evitar também o ciúme. Segue algumas dicas:

Evite fazer drama: Geralmente quem tem ciúmes tem a tendência a distorcer tudo, uma palavra ou um gesto já é motivo  para despertar o ciúme mais louco e fora da realidade.

Segunda opinião: Nem todas as pessoas sabem lidar com o ciúme, então antes de sair por ai brigando com o seu parceiro (a) procure um amigo para desabafar as suas inseguranças e preocupações.

Respeito próprio: Quem sofre com ciúmes tende a sentir baixa autoestima e autoconfiança,  porque ao se sentir ameaçado com a possível perda, culpa a si e desencadeia um monte de ataques pessoais. Esse tipo de negatividade é uma chama para manter o espirito do ciúme a arder, por isso é necessário respeitar-se e fazer respeitar.

Conversa a dois: A confiança e a comunicação são o pilar de qualquer relação, ao invés de fazer uma cena de ciúmes na frente de qualquer outra pessoa, é importante chegar e conversar numa boa com o seu parceiro, contar o que te aflige.

É Errado sentir Ciúmes de outra pessoa?

Então, não é errado sentir ciúmes, mas quando você percebe que começa a atrapalhar a sua relação e/ou amizade, é melhor rever seus atos para não perder a pessoa amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário